segunda-feira, 4 de maio de 2009
SystemBolaget Herói ou Vilão?!?
Aqui na Suécia existe um controle rigoroso do governo sobre a venda de bebidas alcoólicas, devido aos problemas de saúde e sociais ocasionados pelo consumo exagerado.
Em todo o país existe um monopólio onde só é possível se comprar bebidas com teor alcoólico acima de 3.5% nas lojas oficiais do governo chamadas de “SystemBolaget”. Lá o preço das bebidas é feito de acordo com o teor alcoólico da mesma. Ou seja, quanto mais forte a bebida mais caro você tem que pagar. Nestas lojas é possível encontrar bebidas de praticamente todos os tipos e locais do mundo. O lado mal é que nos finais de semana as lojas do System fecham às 14hs no sábado e só reabrem na segunda-feira. Assim, se você quiser fazer um churrasco ou tomar um vinho na janta e não tiver se planejado para comprar antes a sua bebida, você não encontra mais em lugar nenhum. A única alternativa é comprar cervejas com teor alcoólico menor que 3.5% que podem ser vendidas em supermercados normais. Além disso, os impostos para as bebidas são caríssimos. Para se ter uma idéia, uma cerveja long-neck custa em média R$ 5.00 nas lojas do governo e R$20.00 nas baladas.
Aqui também é proibido beber nas ruas.
Apesar de parecer uma atitude muito severa. A maioria da população sabe que esse é dos motivos do país possuir um dos melhores índices de qualidade de vida do mundo.
Para se ter uma idéia da diferença que isto causa ao sistema de saúde pública de um país, segundo o site da UFRRJ. No Brasil, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais em São Paulo e o alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.
Aqui na Suécia foi feito um estudo sobre o impacto do fim do monopólio da venda de bebidas alcoólicas pelas lojas do governo.
Caso viesse a acontecer estimasse que isso acarretaria em 1,580 mortes, 14,200 assaltos e 16.1 milhões de dias de afastamentos por atestado médico pagos pelas empresas do país por ano. E isso por que a Suécia possui uma população de 10 milhões de pessoas. Agora imaginem no Brasil o que o uso irresponsável de bebidas alcóolicas não impacta na qualidade de vida da sociedade.
Segue um vídeo muito interessante sobre o Systembolaget, vale a pena dar uma conferida:
http://www.systembolagetkampanj.se/forskarrapport_en/
See you!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Sistema BolaGato Rules!!!
Se fizesse isso aqui no Brasil, ia aumentar ainda mais a violência, pq o povo ia ficar desesperado pra comprar pinga e ia sair quebrando tudo! uaheuhae =P
Abraço mermãO!
Interessante... agora pergunta pro governo Sueco como anda a taxa de natalidade daí...
E tenta trazer isso pro Brasil onde até as drogas totalmente proibidas/banidas são encontradas - e cultivadas - em qualquer canto...
Viva a pinga! Um mal necessário!
(ah... alguns Suecos fazem a própria cerveja em casa... pesquisa bem ai que você consegue uma fonte de cerveja ilimitada - Ilimited Beer CHEAT ON)
Fala Guiguius, tu ta muito sobrio pro meu Gole, digo gosto..!
Postar um comentário