sexta-feira, 27 de março de 2009

BERLIN - Parte 01

<

Semana passada estive visitando um casal de amigos de longa data a Chalotte e o Julian.
A programação foi a seguinte: Chegada em Berlin quarta as 22h30 e retorno pra Suécia segunda as 19hs.
Assim sendo, quarta de tarde peguei o trêm aqui em Halmstad com destino a Copenhagen, Capital da Dinamarca (aeroporto internacional mais próximo, uns 130kms). Chegando em Copenhagen fui fazer o check-in e daí a primeira surpresa. A cia aéria que comprei a passagem, EasyJet, é uma cia "Low Fare", ou seja, passagens baratas mas custos reduzidos. Nada de comida, água ou suco e etc no avião. Até aí nada de muito estranho pra mim, maso que eu não sabia é que esse tipo de passagem só te permite levar bagagem de mão!!
E lá estava eu com um mochila normal e uma bolsa na mão. resultado: Tive que pagar 120 coroas para levar a bagagem em baixo... o mesmo valor que paguei na passagem!!!
Fiquei Pu*%!! Mas não tinha o que fazer já que eu estava em Copenhegen...

Tirando isso o vôo foi bem rápido. Em 45 minutos já estavamos em solo Germânico.
Como faziam 4 anos que não via a Charlie e o Julian, eles combinaram de estarem usando um flor ou algo d genero pra chamar atenção e eu reconhecer eles!!
mas acabei chegando antes que o metro deles, e assim acabei esperando eles no aeroporto por uns 15 minutos...
Passado o intervalo, o reencontro foi um momento mais que espetacular. Lá estavam os dois, segurando uma cerveja alemão cada um com uma bandeira brasileira que a Charlie havia usado 6 anos atrás na sua despedida da primeira ida ao Brasil.
Foi realmente emocinante saber que num local tão distante haviam pessoas tão queridas me esperando com um cerveja e bandeira do Brasil!!!



Partindo daí fomos pro apartamento do Julian, bem no centro leste de Berlin (o lado Soviético da cidade).

Cervejas, fotos da época do Brasil, várias gargalhadas e lembranças. Uma noite muito legal que já deu noção que os póximos dias seriam incríveis na capital das histórias mais absurdas e importantes do século passado.



Berlin dia 2

A primeira manhã em Berlin foi um presente de São Pedro. Depois de quase 2 meses sem um dia de Sol intenso. O céu amanhaceu totalmente azul com um Sol incrível. Perfeito para o programa do dia, Caminhar pelo centro histórico. Fomos andando e a Charlie me explicando, em inglês e português, algumas histórias da ruas e contruções e que vimos.



Histórias como a de uma padaria que estávamos pasando na frente. Alí naquele local um padeiro alemão (que infelizmente não lembro o nome) escondeu e alimentou várias famílias judáicas na época do regime nazista. Conseguindo mandar várias falímias para outros países com passaportes falsos. As filhas do padeiro continuam na mesma padaria cuidando do local. Recentemente uma família que foi ajudada pelo padeiro voltou a Alemanha para fazer uma homenagem a família do já falecido herói da padaria. Me deu um certo desespero por imaginar tudo que se passou por aqueles ruas e locais... vimos várias construções antigas que não foram reformadas. Uma forma de memória de quão terrível foram os tempos de guerra na Alemanhã. O Julian me contou sobre os prédios, por todo o lado leste, os soviéticos começaram a reconstruir a cidade pós-segunda guerra. Fica bem simples saber quais são estes prédios pela arquitetura simples e quadrada deles. A mais barata possível. Haviam muito desabrigados e um grande urgência na construção.



No meio de toda essa viagem ao passado, uma coisa me chamou muito atenção. A Berlin atual é cosmopolita e totalmente diferente de tudo que pensamos da alemanha quando estamos vemos as cidades germânicas brasileiras como Blumenau. Nada de casinhas chaimeu (não sei escrever isso) ou limpeza absoluta e conservadorismo.
Berlin é suja e com grafites e pixações em todos os lugares. TODOS MESMO!!!
Isso, pra mim, foi uma certa surpresa contraditória... Como pode a capital da Alemanha ser assim tão louca e modernista?!?!?!
A única conclusão que cheguei é que a Suécia lembra mais Blumenau que Berlin. E que Berlin lembra muito São Paulo e Porto Alegre.
Isso tem uma razão óbvia que é o numero da população de cada cidade.











Enfim... de noite fomos na casa de uma amiga da Charlie que estava fazendo uma festa de aniversário. Na verdae ela fez uma pre-party e depois todos iriam para uma balada Hip-Hop. A novidade foi poder ir a um supermercado as 21h30 e poder comprar cerveja co mais de 3,2% de teor alcólico (BEM MAIS!!!) algo ilegal na Suécia.
Compramos duas cervejas e fomos pra festa.



De lá abrimos mão da balada pra irmos, nós 3 num boteco (bem boteco mesmo) no centro de Berlin. Talvez a maior diferença do Brasil seja poder sair de noite numa cidade de mais de 3 milhões de habitantes com carteira, celular, máquina fotográfica e não se preocupar.



O boteco que fomos era um boteco BEM esquerdista. Cheio de fotos e posters com estrelas vermelhas e frases marxistas (Não falei MACHISTA hein). No som rolava um heavy metal da pesada. Haviam somente umas 10 ou 12 pessoas no bar. Todos homens. Dá pra imaginar a imagem a cena né?!?!
Chegamos e viramos uma dose de Jagermeister pra acompanhar a cerveja.



Seguimos direto pro fundo do bar para realizar nosso objetivo: Jogar Pimbolim!!! Hahahahaha Isso mesmo. No fundo do bar havia uma mesa de Pimbolim, muto boa por sinal. Com duas duplas jogando.



O Julian me ensinou as regras do "Pimbolim de Rua" em Berlin. (também conhecido como Tótó no Brasil).
Regras:

1- Jogado sempre em duplas
2- Vence quem fizer 6 gols primeiro
3- Para jogar, a dupla de fora deve colocar uma moeda de qualquer valor no canto da mesa. Como sinal que estão esperando pra jogar.
4- As mesas são de fichas. Mas é comum colocar os cachecol ou as luvas dentro o gol de modo que a bola entra no gol mas não cai dentro da mesa. Assim depois do gol é só meter a mãozona lá em pegar a mesma bola. Assim uma ficha dura a noite toda!!!
5- Quando sai um gol, a bola não é coloca no meio do campo. O time que sofreu o gol começa com a bola no goleiro. Caso o jogador se atrapalhe e a bola vá parar no atacante. Existe um FAIR-PLAY super respeitado na cidade que o atacando deve devolver a bola pro goleiro adversário.
6- Mulheres costumam jogar também. Nunca jogue mais fraco contra elas. Elas tem sorte e são difíceis de vencer.
7- Nunca use palavras que possam soar como prconceito homossexual na mesa e nas ruas de Berlin. No meio do jogo contra um dupla de cabeludos com cara de fãs do Led-Zeppelin, o Julian tava tirando comigo que jogo pior que a charlie. Eu instivamente em minha herança preconceituosa brasileira falei algo como: "...é pq Pimbolim é um jogo gay no Brasil".
Os caras que estavam jogando contra o Julian falaram. "Gay game? Look this..." olharam um pro outro e se beijaram!!!
Depois disso fiquei quieto a noite toda!! HAhahahahahhahaha

Enfim... isso foram só os primeiros dias em Berlin.

Em breve escrevo como foi a sexta e o sábado!

Saudades do Brasil.
Aqui na Suécia o tempo começou a ficar louco. Um dia faz Sol e uns 3 a 5 graus e outro neve a baixade zero do nada...

Mais fostos de Berlin no Picasa.

Hej Da!

terça-feira, 17 de março de 2009

Göteborg + Stockholm

De Suécia - 08 - Göteborg (março 2009)



Depois de um longo fim de semana, coloquei algumas fotos de Stockholm e Göteborg pra vcs terem uma noção da belesa dessas duas cidades que estive neste fim de semana.

Quarta-feira agora embarco pra Berlin encontrar, depois de 5 longos ano, a Charlote e o Julian. Casal de amigos que conheci na época que morava em Joinville.... long time ago... Enfim, essa viagem promete ser muito divertida. Pois na Alemanha é possível comprar cervejas por menos de 1Euro... ou seja 3 Reais... não vou precisar fazer igual na Suécia, que quando eu saio tomo NO MÁXIMO uma long neck. Pagando uns 20 Reais por isso!!!

No demais a viagem a Stockholm foi Reflexiva e Filosófica... 1 hora de train pra Göteborg, depois 6 horas de ônibus até Stockholm, a capital Sueca. Haja filosofia...

Prometo que assim que sobrar um tempo maior conto "tin-tin por tin-tin" o que rolou na cidade mais linda da Scandinávia. Só pra vc ter uma idéia do visual. A cidade é situada num conjunto de 14 ilhas... Tudo interligado por Metro. Simplesmete FANTÁSTICO!!!

Coloqueia as fotos no meu album:

www.picasaweb.com/guiguiu

Bjos e abraços a todos!

De Suecia - 07 - Stockholm (março 2009)


De Suecia - 07 - Stockholm (março 2009)


De Suecia - 07 - Stockholm (março 2009)

quinta-feira, 12 de março de 2009

BACON + LEITE + GELÉIA DE FRAMBOESA = ALMOÇO!!!

De Caixa suspensa


Sim!!
Isso mesmo!!
Pode acreditar!!
E é muito bom!!
... apesar de estranho, claro.

Após trocar todas as minhas latinhas vazias de cerveja e refri (0,50 Kr cada) e todas as garrafas Pet (2,00Kr cada) no supermercado e faturar 40kr. Aceitei o convite do Oskar e fui com ele saborear um tradicional almoço sueco. Infelizmente não lembro como se escreve o nome do prato, mas sei bem os ingredientes, eu imagino.

Pra começar tinha um buffét self-service com salada. A primeira coisa estranha foi ver duas bandejas de feijão alí no meio, como vemos o milho e a ervilha no meio da salada no Brasil. Os feijões NÃO tinham molho. Mas ainda assim eu peguei... óbvio!

Daí veio a parte interessante, o prato principal:

Um omelete de ovos com algo parecido com purê de batatas mais solido + geléia de framboesa por cima + BASTANTE BACON + uma folhinha de quento pra enfeitar!!!

E a bebida para acompanhar tudo, claro, LEITE!!! Isso mesmo, acho que daí que vinha a força dos virkings no passado. Os caras tomam leite igual Brasileiro toma Coca-Cola.

Passada a experiência... voltei pra Biblioteca Central pra estudar pra um seminário que vou apresentar com o meu grupo nesta quinta. O local de estudo é uma beleza só... segue uma foto pra deixar vcs com inveja!! :p



De Caixa suspensa

Até a próxima!!!

Ah!! Esse sábado acho que vai ao AR a primeira matéria que eu e o Marco produzimos aqui na Suécia pro Patrola.

Sábado - 11h30 na RBS TV. Vou confirmar... mas fica ligadão aí!! T+!!!

E mais carnaval....!!!!!!! (2)

De Suécia - 06 - Março



Depois de ir pra festa de carnaval brasileiro dois sábados seguidos em Halmstad (21 e 28 de fevereir0) enxendo os ouvidos de samba, frevo, pagode, axé, salsa, bolera, tango, "caipiruin-á", "cassá-xá", "but why sweden?", "do you play soccer too?", "But in Brazil have to much violence, no?"... e tantos outros sons computados por este humilde e enfrequecido cérebro. Eu prometi a mim mesmo: CHEGA DE FESTA "BRASILEIRA" NA SUÉCIA!!!

Como quem me conhece bem sabe que...
"Poço até demorar pra decidir uma coisa. Mas depois que tomo uma decisão pode ter certeza que não sigo por mais de uma semana!!" Hahahahaha...

Dito e feito!! No último sábado, lá estava o Guiguiu entrando num carro cheio de equipamentos de audio rumo a Göteborg. Missão: Roadie, técnico de audio, DJ suplente, iluminador, carregador, percussionista e até agitador de trenzinho de samba!!! Sim! Aqui na Suécia eu aprendi a sambar...

Como não falar sueco me condena de conseguir 90% das posições de empregos por aqui. A solução é sair fazendo o que dé. Mas minha especialidade é comunicacão, logo.... me ferrei!! Se eu fosse técnico de eletrônica seria muito ais fácil. Watts, volts, ethernet, internet, ip.... é igual em qualquer lugar do mundo! Já comunicar.... muda tudo!!

"Daí o jeito é dar um jeito!"

Assim, quebrei a promessa e participei dessa empreitada. Mais uma festa brasileira pra sueco ver! O local do evento foi um show a parte: Museu da Cultura Mundial. Teve batucada, Capoeira e até feijoada. Comi horrores!!! HAhahahaha

Até que essa foi divertida! No final... 400kr pro bolso (uns R$115), o suficiente pra comer uma semana em casa. Começo é começo...

Aproveitei pra dar uma volta pela cidade após o show. Muito bonita e diferente realmente. Bem interessante!

No demais segue tudo muito bem por aqui. O frio já não encomoda mais tanto. Agora a temperatura saiu do -5° e 0° pra ficar entre -1° e 5°.

Segua aí as fotos do carnaval de Göteborg!

...Eh amigo, aqui na Suécia é tão agitado que tem até carnaval fora de época!! Hahahahhaha

MAS AGORA É SÉRIO:

CHEGA DE FESTA "BRASILEIRA" NA SUÉCIA.


De Suécia - 06 - Março


De Suécia - 06 - Março

domingo, 8 de março de 2009

Fotos da Suécia

Seguem aí algumas fotos do dia-dia sueco. Em Halmstad e Göteborg.

De Caixa suspensa
Gotemburgo


De Suécia - 06 - Março
Bondinho de Gotemburgo


De Caixa suspensa
Gotemburg, segunda maior cidade da Suécia.


De Caixa suspensa
Museu da Cultura Mundial, Gotemburgo


De Suécia - 06 - Março
Biblioteca Central, Halmstad


De Suécia - 06 - Março
Moças pedalando, Halmstad.


De Suécia - 06 - Março
Train chegando em Halmstad.


De Suécia - 06 - Março
Linha do train, Halmstad.


De Suécia - 06 - Março
Östra Broad - Fábrica de pão, Halmstad.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais Carnaval...

De Suécia - 06 - Março


Amigos do meu Brasil!
Como muitos perceberam já faz um tempo que não posto nada aqui... Mas essa vida de desempregado é muito extressante!! HAhahaha
Na verdade tem sido mesmo. Ontem passei umas 3 horas redigindo 17 emails em inglês para vagas de empregos na Suécia. Quando acordai já haviam 4 resposta (NEGATIVAS!) sobre meus emails... todas quase com a mesma resposta:

"Hallo Guilherme!

You have a very interested cv. But we must have instructors that speak swedish....."

Sem falar sueco na Suécia fica realmente complicado conseguir um emprego em Halmstad. A solução é improvisar...
Sábado passado rolou uma "Festa Brasileira" aqui em Halmstad. Adivinha quem era o DJ?!?!?! HAhahahaha Exato. Foi um tal de axé, samba, hip hop, forró, funk... toquei de tudo. Os suecos estavam se divertindo um monte com o som. Na verdade o local onde rolou a festa não é muito frequentado pelo público jovem. Mais gente coroa que frequenta. Daí foi um sarro!!! Os "Olds Virkings" viam me pedir pra tocar Salsa e Merengue. Queriam algo mais caliente pra dançar junto das tiazonas!! hahahha
Aliás, no andar de cima tinha uma banda tocando salsa e músicas latinas. Como se fossem músicas brasileiras, que costumamos ouvir aí. Foi conversar com os caras e descobri que eles não tem a mínima noção de português . Outro teste de paciênica foi ficar uns 30 minutos explicando pra uns amigos estrangeiros que no Brasil quase não temos contato com os outros países latinos. ( a não ser em Baln. Camboriu no verão ou na ponte da amizade com os hermanos pirate).

Mas então, essa foi minha aventura como DJ profissional. Aqui as casas noturnas tem que fechar as 03h00 da manhã. Assim a vida de DJ acaba sendo mais fácil. Nunca tinha me imaginado na função, mas tou vendo que vai acabar sendo uma das opções pra faturar umas Coroas Suecas. (Namorada, fica tranquila que tou falando da moeda e não das tiazonas hein!)

Na festa conheci uma penca de brasileiros perdidos pela Suécia. Foi bem divertido!!

Resolvi que vou começar a escrever pouco e com mais constância pra manter o Blog sempre atualizado. Assim, sem muitas frescuras vou parando por aqui hoje com a intenção de voltar amanhã!!

Bjos e abraços a todos!!
Em especial ao meu irmão miojo de queijo Nuno que se formou esse sábado passado enquanto eu estreiava na minha nova função...
Sucesso meu irmão. Trabalha bastante aí e junta dinheiro que quando eu voltar vou precisar blz!!
HAhahaha


Hej då!!

(Ahh!!! Como de costume: Tem fotos novas no meu Picasa, confiram todos os albuns!!)